Pessoal podemos reduzir o nosso trabalho usando a biblioteca Projeto Lombok. Que não faz a necessidade de termos que criar getter, setters, hashcode, equals e toString, com o uso de anotações deixa transparente não mostrando o código para o desenvolvedor.
Para seu uso precisamos ter uma IDE instalada para facilitar ainda mais nosso trabalho, nesse exemplo irei usar o Eclipse, vou assumir que você já tem instalado e o ambiente java está configurado, com suas variáveis de ambiente configuradas.
Primeiro passo é fazer o download do projeto nesse link.
Segundo passo é instalar, executando o lombok.jar. Por preferência use via linha de comando para caso de algum erro ocorra você consiga identificar. Como exemplo abaixo:
java -jar lombok.jar
Vai ser aberto uma janela para que seja escolhido quais IDEs será instalado o plugin, escolhendo clique em Install / Update.
Após a instalação ser concluída caso seu Eclipse esteja aberto feche e abra novamente para que as alterações tenham efeito.
Pronto temos todo o ambiente funcionando, vamos começar a colocar mão no código.
Para fazer o exemplo irei usar um projeto Maven:
Vou assumir que vocês sabem criar um projeto novo com o uso do Maven.
Vamos adicionar a dependência e o repositório dentro do projeto, então abra o arquivo pom.xml do seu projeto e insira:
Dependência:
<!-- LOMBOK--> <dependency> <groupId>org.projectlombok</groupId> <artifactId>lombok</artifactId> <version>0.12.0</version> </dependency>
Repositório:
<!-- REPOSITORIOS --> <repositories> <!-- LOMBOK --> <repository> <id>projectlombok.org</id> <url>http://projectlombok.org/mavenrepo</url> </repository> </repositories>
Com o projeto já configurado agora podemos colocar mão no código Java.
Crie uma classe de modelo como abaixo:
import lombok.Data; @Data public class Usuario { private String usuario; private String senha; }
Vamos testar com o código abaixo:
public class App { public static void main( String[] args ) { Usuario usuario = new Usuario(); usuario.setUsuario("Revton"); usuario.setSenha("r13245"); System.out.println(usuario); } }
Execute e verifique que a saida ao executar o System.out.println(usuario) é essa:
Usuario(usuario=Revton, senha=r13245)
Pronto seu exemplo concluído, podemos perceber a facilidade de usar essa biblioteca deixando o código mais limpo, espero que tenha ajudado a ver as vantagens de usar esse projeto que vem para facilitar nosso trabalho. Para mais informações consulte o site do projeto que contém mais detalhes, acessando o link.
Caso queira ver o exemplo, acesse o projeto no Github.
Referências:
http://jnb.ociweb.com/jnb/jnbJan2010.html
http://projectlombok.org/features/index.html
Deixe um comentário